1 de abril de 2025
Maioria dos condenados por atos golpistas é de homens, brancos,
Compartilhe:

Dos 503 condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a maioria é composta por homens brancos, de baixa renda e com ensino médio completo. Levantamento publicado pelo Globo aponta que 43,2% dos réus trabalhavam como autônomos, enquanto 18,7% estavam desempregados e 11,6% tinham emprego formal. Além disso, 41% dos envolvidos receberam o auxílio emergencial criado pelo governo Bolsonaro.

A análise das ações penais contraria a versão disseminada por apoiadores do ex-presidente, que alegavam que idosos foram injustamente presos. Apenas 1,21% dos detidos tinham 65 anos ou mais na época dos ataques. O grupo predominante tinha entre 45 e 54 anos (36,88% do total). A maioria dos participantes veio das regiões Sul e Sudeste, com destaque para São Paulo (296 réus) e Minas Gerais (170).

A Primeira Turma do STF também decidiu, por unanimidade, tornar réus Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto e outros seis integrantes do governo anterior, acusados de articular uma trama golpista que resultou na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes.

Para a socióloga Débora Messenberg, da UnB, a precarização do trabalho e a perda de status social foram fatores determinantes para a adesão de parte da população a discursos extremistas. A antropóloga Isabela Kalil, do Observatório da Extrema Direita, destaca que a pandemia serviu como catalisador da radicalização, com teorias da conspiração sendo amplamente difundidas.

Em 8 de janeiro de 2023, insatisfeitos com o resultado das eleições, extremistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF, em um ato de afronta à democracia. A resposta do governo incluiu a intervenção na segurança pública do Distrito Federal e a prisão de centenas de envolvidos.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/maioria-dos-condenados-por-atos-golpistas-e-de-homens-brancos-de-baixa-renda-e-com-menos-de-60-anos/