25 de novembro de 2025
Mais dois estados fabricarão carros elétricos no Brasil
Compartilhe:

Depois da inauguração da fábrica da BYD na Bahia e o início da produção da GWM em São Paulo, mais dois estados estão prestes a entrar no mapa da fabricação de carros elétricos no Brasil: Paraná e Pernambuco. Nestes estados serão montados veículos das marcas Renault Geely e Leapmotor, respectivamente, a partir de 2026.

A primeira a confirmar a produção no país foi a chinesa Geely, que comprou 26,4% da Renault do Brasil. Juntas, as montadoras investirão R$ 3,8 bilhões no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para a montagem de modelos elétricos e híbridos da Geely e da Renault.

A Renault Geely — marca nascida da fusão das empresas — não informou quais carros da Geely serão fabricados no Paraná a partir de 2026, mas a tendência é que sejam veículos que já circulam no país e que usam a plataforma GEA, que será implantada na fábrica da Renault. A montadora francesa, por sua vez, confirmou um modelo de entrada:

  • Geely EX2
  • Geely EX5
  • Renault Kwid E-Tech

A empresa informou que os carros chineses serão produzidos de forma completa e não importando kits prontos da China, como BYD e GWM têm feito. No início, é esperado que alguns componentes sejam importados, mas a tendência é que a nacionalização da produção aumente com o tempo.

O fato de a Renault estar no Paraná há quase 30 anos deve facilitar essa transição. “Temos um parque de fornecedores instalado no Paraná graças aos programas de fomento do estado do Paraná, que tem sido nosso parceiro para o desenvolvimento de todas as ações aqui. O Paraná é um parceiro de relevância e chave dentro do nosso ecossistema industrial hoje”, explicou o CEO da Renault, Fabrice Cambolive.

Complexo Ayrton Senna, da Renault, será base para fabricação de três modelos de carros elétricos. (Foto: Divulgação/Renault)

VEJA TAMBÉM:

  • Porto Belo, investimento Neymar

    Neymar investe em megacomplexo esportivo e imobiliário no litoral de SC

Stellantis confirma produção de carros elétricos da Leapmotor

A Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep e outras, confirmou que o Polo Industrial de Goiana, em Pernambuco, também será local de produção de veículos elétricos e híbridos. De lá sairão carros da chinesa Leapmotor que já circulam no Brasil, mas que hoje são totalmente importados.

O presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola, afirmou que a “decisão já foi tomada” e que a partir do ano que vem será iniciada a produção de dois modelos. “Nós temos claramente uma expectativa de crescer e crescer rápido com a Leapmotor aqui no Brasil”, disse.

Em Goiana, a Stellantis produz cinco carros: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Apesar de não confirmar quais modelos elétricos serão fabricados em Pernambuco, a tendência é que sejam o B10 e o C10.

Leapmotor B10Leapmotor B10 será produzido na unidade da Stellantis em Goiana. (Foto: Divulgação/Stellantis)

A implantação de uma linha de montagem de carros elétricos será o último passo da expansão da Leapmotor no Brasil. Inicialmente, a Stellantis importará veículos prontos pelo porto de Suape. Em um segundo momento, receberá conjuntos semi montados para serem finalizados em Goiana. Na última etapa, será instalada uma linha completa de produção. Ainda não foi divulgado quando de fato começará a montagem em Pernambuco.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/mais-dois-estados-entram-no-mapa-fabricantes-carros-eletricos/