Um grupo pequeno de manifestantes bolsonaristas se reuniu neste domingo (9) na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra o presidente Lula (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O evento, realizado em frente ao MASP, teve como principais pautas os pedidos de impeachment de Lula e de Moraes.
Apesar da manifestação programada, Bolsonaro (PL) não compareceu, assim como os principais políticos aliados, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo) e Carla Zambelli (PL) estiveram presentes e fizeram discursos inflamados.
Zambelli relembrou os protestos contra Dilma Rousseff (PT) que cresceram ao longo do tempo, afirmando a possibilidade de o mesmo acontecer agora. Ela destacou um pedido de impeachment de Lula assinado por 144 deputados federais e segurou um boneco inflável de Lula, conhecido como “pixuleco”.
Marcel Van Hattem criticou duramente Alexandre de Moraes, referindo-se a ele como “Xandinho”. Os discursos dos manifestantes também enfatizaram alegadas violações de direitos dos réus envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Outro deputado presente, Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL), falou sobre uma “revolução de consciência” que estaria em curso no Brasil e criticou partidos do centrão.
Além de faixas contra Lula e Moraes, várias mensagens foram direcionadas ao bilionário Elon Musk, com slogans como “Fora ditadura, help Elon Musk”.
Políticos próximos a Bolsonaro, com quem a reportagem conversou do jornal, decidiram não participar do protesto. Parte deste grupo acredita que manifestações desarticuladas e com baixo público podem transmitir uma imagem de fraqueza após os grandes atos realizados por Bolsonaro no passado.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/manifestacao-na-av-paulista-pedindo-impeachment-de-lula-e-de-alexandre-de-moraes-reune-grupo-pequeno-de-bolsonaristas/