1 de abril de 2025
Manifestações contra anistia a Bolsonaro ocorrem hoje sem Lula e
Compartilhe:

Sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retorna a Brasília neste domingo após viagem à Ásia, lideranças políticas da esquerda participam de manifestações em São Paulo e outras cidades do país. Entre os nomes confirmados no ato da Avenida Paulista estão Lindbergh Farias (PT-RJ), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Erika Hilton (PSOL-SP).

Nesta manhã, houve os atos em Belo Horizonte, Recife Curitiba, Belém, São Luís e Brasília. À tarde, os atos ocorrerão em Fortaleza e São Paulo.

Os eventos ocorrem dias após o Supremo Tribunal Federal aceitar denúncia contra Jair Bolsonaro e duas semanas depois da manifestação bolsonarista em Copacabana, cuja estimativa de público gerou controvérsias. Pesquisa do grupo “Monitor do debate político” da USP calculou 18,3 mil presentes, enquanto a Polícia Militar do Rio apontou 400 mil.

Os organizadores não divulgaram uma expectativa oficial para os atos deste domingo, mas Boulos afirmou ao Poder360 que espera reunir 20 mil pessoas. Além da Paulista, ao menos 22 mobilizações estão programadas até 1º de abril, organizadas por PT, PSOL, PCdoB, PV e Rede, além de movimentos como CUT, MST, MTST e UNE.

No Rio de Janeiro, onde não houve manifestação oficial neste domingo, militantes do MTST fixaram nos Arcos da Lapa uma bandeira com a frase “Sem anistia para quem ataca a democracia”. O símbolo foi removido pela Polícia Militar pouco depois.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/manifestacoes-contra-anistia-a-bolsonaro-ocorrem-hoje-sem-lula-e-mobilizam-lideres-da-esquerda/