20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Um grupo de políticos e acadêmicos divulgou, na última segunda-feira (9), um manifesto em defesa do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), que enfrenta um processo disciplinar na Câmara dos Deputados que pode resultar em sua cassação.

O caso envolve a expulsão de um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) durante uma sessão. Na última quarta-feira (11), o Conselho de Ética decidiu manter o processo, intensificando as preocupações sobre o futuro do mandato de Braga.

O manifesto, publicado na Folha de S.Paulo, é assinado por figuras como a deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP), o ex-deputado federal José Genoíno (PT-SP), o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral. Além disso, conta com o apoio do criminalista Antônio Claudio Mariz de Oliveira, do advogado Pedro Dallari, professor da USP, e da professora Maria Vitoria Benevides, também da USP.

No texto, os signatários enaltecem a trajetória política de Braga, destacando seu compromisso com os trabalhadores e sua atuação nas questões nacionais e globais. “As bandeiras da atividade parlamentar de Glauber compreendem as dimensões fundamentais da boa política e a preocupação com os trabalhadores, junto dos quais sua voz e sua solidariedade se fazem sempre presentes”, afirmam.

Signatários veem articulação de forças conservadoras

Os autores também denunciam uma articulação de forças conservadoras contra o deputado, ressaltando que sua reação ao militante do MBL foi uma resposta à provocação e ao insulto à memória de sua mãe, que faleceu pouco após o ocorrido.

A nota traça paralelos entre o processo contra Braga e episódios da ditadura militar: “Estamos diante de um precedente perigosíssimo, que lembra momentos da ditadura militar. Se ele for aberto, outros parlamentares poderão ser as próximas vítimas. E, com isso, não só eles: também a democracia”.

O manifesto alerta que a cassação seria “um ataque à democracia e aos milhares de eleitores de Glauber Braga” e um perigo para o futuro de outros parlamentares eleitos democraticamente.

Com informações de Brasil 247

Fonte: https://agendadopoder.com.br/manifesto-em-defesa-de-glauber-braga-ameacado-de-cassacao-de-mandato-alerta-para-risco-a-democracia/