
A Marinha do Brasil decidiu excluir das redes sociais um vídeo que homenageava o Dia do Marinheiro e ironizava a suposta falta de privilégios da carreira militar. A decisão ocorreu após reclamações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que consideraram a gravação inadequada.
O almirante Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha, (foto) foi convocado a explicar sua postura, que, segundo o governo, violou acordos ao expor divergências entre a administração e os militares.
O vídeo, que contrastava imagens de marinheiros em operações com cenas de lazer, insinuava que os militares deveriam se “acostumar com uma vida de sacrifícios”. Ao final, uma marinheira questionava: “Privilégios? Vem pra Marinha”. A filmagem foi divulgada um dia após um encontro entre os comandantes da Marinha e Lula, onde os militares expressaram suas preocupações sobre mudanças na previdência, apresentadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Com repercussão negativa, pressão para que ministro fosse demitido
A repercussão negativa levou a críticas ao almirante Olsen e gerou pedidos para sua demissão, com a acusação de que ele havia se posicionado politicamente ao criticar veladamente o pacote fiscal. Ministros consideraram a publicação inoportuna e um motivo de constrangimento para o governo. Em resposta às críticas, Olsen afirmou que o vídeo tinha o intuito de mostrar que a Marinha não estava desamparada diante de cortes orçamentários e mudanças nas aposentadorias.
Na segunda-feira (16), Olsen participou de um encontro com veteranos e almirantes ativos e da reserva, onde as reclamações sobre o vídeo e as alterações na aposentadoria foram os principais temas discutidos. O comandante relatou que buscou ser diplomático para mitigar os danos causados pela situação, enfatizando a sensação de desamparo da Força com os recentes cortes e mudanças.
Com informações da Folha de S.Paulo
MARINHA MONTA VÍDEO PARA CONTESTAR “PRIVILÉGIOS"
Entraram no pacote de corte de gastos alguns ajustes como:
– idade mínima para aposentadoria passa a ser com 55 anos; hoje, não existe idade mínima, só conta o tempo de serviço, que é de 35 anos;
– “morte ficta” (de fictícia)… pic.twitter.com/1whwWv2ZRh
— Fernao Lara Mesquita (@fernaolmesquita) December 2, 2024
Fonte: https://agendadopoder.com.br/marinha-retira-video-que-contestava-privilegios-a-militares-apos-reclamacoes-de-lula-e-mucio-assista/