20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Líder do PDT na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a deputada Martha Rocha encaminhou um ofício à Mesa Diretora solicitando a convocação do colégio de líderes para uma reunião de urgência. A pedetista quer que a presidência da Casa explique o motivo pelo qual a sessão desta terça-feira (30/04) foi suspensa de forma unilateral.

A pauta seria presidida pelo primeiro vice-presidente do Parlamento, deputado Pedro Brazão (União Brasil) que, sem dar maiores explicações, encerrou os trabalhos mesmo com quórum regimental e a realização do expediente inicial, às 14h.  Os projetos de lei sequer foram votados. O ofício também é assinado pelo deputado Luiz Paulo (PSD).

“A sessão não durou um minuto e quem estava no plenário não entendeu o que aconteceu.  É preciso uma explicação. Havia projetos de lei para serem votados”, disse Martha Rocha.

Nos bastidores, fala-se que a motivação seria a criação da CPI da Transparência para investigar o governo. O requerimento para a instalação da comissão, publicado no Diário Oficial de segunda-feira (29), tem a assinatura de 53 deputados, a maioria da base governista. Muitos, no entanto, argumentam que não lembram de ter assinado.

Em paralelo, o governador Cláudio Castro ligou para alguns parlamentares para cobrar a fatura. Aliás, o comentário era de que o pedido para a suspensão foi do próprio governador. Só que o pano de fundo também envolveria mais uma disputa entre ele e o presidente da Casa, Rodrigo Bacellar.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/martha-rocha-envia-oficio-a-mesa-diretora-solicitando-explicacoes-sobre-o-encerramento-da-sessao-na-alerj/