21 de fevereiro de 2025
Mauro Cid diz que Michelle era uma das maiores incentivadoras
Compartilhe:

A delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, tornada pública por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), trouxe revelações sobre a ala mais radical do governo Jair Bolsonaro (PL). Entre os que pressionavam o ex-presidente a promover um golpe de Estado, Cid apontou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como a principal instigadora.

“O general Mario Fernandes atuava de forma ostensiva, tentando convencer os demais integrantes das forças a executarem um golpe de Estado. Compunha também o referido grupo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Tais pessoas conversavam constantemente com o ex-presidente, instigando-o para dar um golpe de Estado. Eles afirmavam que o ex-presidente tinha o apoio do povo e dos CACs para dar o golpe”, disse Cid em sua delação, que tem mais de 500 páginas.

Além de Michelle, o ex-ajudante de ordens citou nomes como Onyx Lorenzoni, Jorge Seiff, Gilson Machado, Magno Malta, Eduardo Bolsonaro e o general Mario Fernandes, então secretário-executivo do general Luiz Eduardo Ramos. De acordo com Cid, esse grupo insistia para que Bolsonaro não aceitasse o resultado das eleições de 2022 e tomasse medidas para se manter no poder.

O que dizem os citados

Em novembro de 2023, quando a informação sobre Michelle Bolsonaro foi vazada, o advogado da família Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, classificou a acusação como “absurda e sem qualquer amparo na verdade e, via de efeito, em elementos de prova”. Ele afirmou que o ex-presidente e seus familiares “jamais estiveram conectados a movimentos que projetassem a ruptura institucional do país”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, também mencionado como parte do grupo que incentivava o golpe, rebateu as declarações de Cid. “Querer envolver meu nome nessa narrativa não passa de fantasia, devaneio”, disse na época.

Com informações de Revista Fórum

LEIA MAIS

Bolsonaro mandou vigiar Alexandre de Moraes por suspeitar que ele se reuniria com Mourão, diz Cid

Fonte: https://agendadopoder.com.br/mauro-cid-diz-que-michelle-era-uma-das-maiores-incentivadoras-de-bolsonaro-para-o-golpe/