18 de novembro de 2024
Mauro Cid é intimado novamente e vai depor nesta terça
Compartilhe:

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestará novo depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (19), em Brasília. A oitiva, segundo a CNN, tem como foco esclarecer pontos de arquivos deletados de seu computador, recuperados com o uso de um aparelho de perícia israelense. Esses dados foram apreendidos durante buscas no âmbito da Operação Venire, que investiga fraudes em certificados de vacinação contra a Covid-19.

Cid fechou um acordo de delação premiada em setembro de 2023, após ser preso em maio do mesmo ano. Solto quatro meses depois por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ele assumiu o compromisso de colaborar plenamente com as investigações. Contudo, caso omita informações ou falte com a verdade, o acordo pode perder validade, segundo fontes da PF.

Novos elementos encontrados nos dispositivos eletrônicos de Cid e do deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), adiaram a conclusão do inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil. Entre os materiais recuperados, mensagens de teor golpista foram incluídas no caso.

Cid e Bolsonaro já indiciados por falsificação de registro de vacinação

Além disso, em março deste ano, Mauro Cid, Jair Bolsonaro e outras 15 pessoas foram indiciados por envolvimento em um esquema de falsificação de registros vacinais contra a Covid-19. Eles respondem por associação criminosa e inserção de dados falsos.

Cid também foi preso novamente em março de 2024 por descumprir medidas cautelares e obstrução de Justiça, mas conquistou liberdade provisória em maio, com o ministro Moraes confirmando a validade de sua delação.

Com informações da CNN Brasil

Fonte: https://agendadopoder.com.br/mauro-cid-e-intimado-novamente-e-vai-depor-nesta-terca-19-na-policia-federal/