23 de novembro de 2024
Mauro Vieira e chanceler da Colômbia se reúnem nesta quinta
Compartilhe:

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, receberá o chanceler da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, nesta quinta-feira, em Brasília. O principal tema da conversa é a situação na Venezuela e a eleição no país vizinho, marcada para o próximo domingo.

Segundo interlocutores da área diplomática, Murillo veio ao Brasil para participar de uma reunião do G-20, grupo formado pelas maiores economias do mundo. Aproveitou para pedir uma audiência com o chanceler brasileiro

Brasil e Colômbia participaram das negociações para o Acordo de Barbados, fechado em outubro do ano passado. Nele, representantes de Maduro e da oposição concordaram em que a eleição deve ser livre, transparente, justa e com o resultado aceito por todos.

Atualmente, Maduro tem passado ao público informações contraditórias. Disse que haverá um banho de sangue no país, se perder a eleição para Edmundo González. Ao mesmo tempo, afirmou que vai reconhecer o resultado do pleito.

Em discurso feito esta semana, o líder venezuelano chegou a colocar em dúvida a confiabilidade das eleições na Colômbia e no Brasil, dizendo que as urnas não tinham auditoria.

A Colômbia propõe um entendimento de construção de confiança entre as partes. O tema foi discutido entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro, durante a visita do brasileiro a Bogotá, em abril deste ano.

Na época, Petro chegou a falar sobre a possibilidade de um plebiscito, para garantir direitos àqueles que perderem as eleições. Já Lula reforçou sua posição contrária à aplicação de sanções à Venezuela pelos Estados Unidos.

Em entrevista ao jornal O GLOBO, na semana passada, María Corina Machado, principal líder da oposição no país, disse que não haverá vingança, ou revanchismo. Defendeu uma transição pacífica entre um governo e outro, em caso de vitória de González.

Com informações do GLOBO.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/mauro-vieira-e-chanceler-da-colombia-se-reunem-nesta-quinta-para-falar-sobre-eleicao-na-venezuela/