
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta terça-feira (2), a entrega da Medalha Tiradentes ao comandante Militar do Leste, general Kleber Nunes de Vasconcellos. A iniciativa foi apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), em conjunto com o deputado Samuel Malafaia (PL).
Nascido no Rio de Janeiro em 1962, Vasconcellos iniciou a vida militar em 1978, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas. Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 1985, pela Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende. Ao longo da carreira, se especializou em diversas áreas, tornando-se paraquedista, mergulhador e combatente de montanha, além de concluir cursos de alta administração e estratégia.
O general também atuou como instrutor na Aman e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, serviu em missões no exterior, incluindo Guatemala, Paraguai e Honduras, e participou de intercâmbio de paraquedismo nos Estados Unidos.
Reconhecimento e funções de liderança
No Brasil, comandou unidades de artilharia e paraquedismo, chefiou missões de paz e ocupou funções estratégicas, como Inspetor-Geral das Polícias Militares e comandante da 1ª Divisão de Exército. Também foi diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e comandante Militar do Nordeste.
Ao longo da trajetória, recebeu diversas condecorações, entre elas a Medalha do Mérito Militar no grau grã-cruz, a Medalha do Mérito Aeronáutico no grau grande oficial e a Medalha do Mérito da Defesa, também no grau grande oficial. Em 2023, foi promovido a general de Exército e nomeado comandante Militar do Leste.
A Medalha Tiradentes, concedida pela Alerj, é a maior honraria do Parlamento fluminense e reconhece personalidades que prestaram serviços relevantes ao estado do Rio de Janeiro.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/medalha-tiradentes-sera-concedida-ao-comandante-militar-do-leste/