30 de julho de 2025
Bolsonaro diz que não participará de motociata por imposição da
Compartilhe:

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (29) que não deve participar da motociata organizada por seus apoiadores em Brasília. A decisão, segundo ele, foi motivada por uma recomendação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e reforçada por orientação de seus advogados.

“Estou sob medida restritiva da dona Michelle. Ela não quer que eu ande, não quer que eu caia”, declarou Bolsonaro, em tom bem-humorado, ao comentar sua ausência na condução de uma moto durante o evento Moto Week, que ocorre na Granja do Torto, no Distrito Federal.

Apesar de não participar diretamente da motociata, Bolsonaro confirmou presença na concentração do evento, marcada para a tarde desta terça-feira. “Eu vou participar do evento, sou motociclista, mas não vou participar da motociata, não”, afirmou.

Riscos jurídicos e simbólicos

Aliados próximos ao ex-presidente disseram que ele chegou a manifestar vontade de repetir os antigos desfiles sobre duas rodas, que marcaram sua gestão com demonstrações públicas de apoio. No entanto, sua equipe jurídica avaliou que, diante do atual cenário político e das medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sua participação ativa poderia ser interpretada como provocação ou afronta às restrições.

Há também preocupações com possíveis repercussões nas redes sociais. Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes determinou que declarações de Bolsonaro não podem ser reproduzidas por terceiros em ambientes digitais, o que eleva o grau de atenção sobre qualquer evento público com participação do ex-presidente.

Receio de que participação possa ser considerada desafio à Justiça

As motociatas se consolidaram, durante o mandato de Bolsonaro, como um dos símbolos de seu estilo político, reunindo grandes números de apoiadores e gerando ampla divulgação nas redes. O receio atual é que imagens ou falas captadas no evento possam ser usadas como evidência de eventual descumprimento das determinações judiciais.

Mesmo sem subir na moto, Bolsonaro deve seguir usando os eventos públicos como forma de manter sua base mobilizada, especialmente em um momento de forte pressão judicial e de rearticulação da oposição ao governo federal.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/medida-restritiva-de-michelle-bolsonaro-diz-que-nao-participara-de-motociata-por-restricao-imposta-pela-esposa/