Cláudio Castro lançou ontem no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, a nova fase de um programa ambiental de sua gestão. E aproveitou a oportunidade para fazer um aceno ao vice, Thiago Pampolha, depois de meses de rompimento, informa o colunista Lauro Jardim, do jornal O GLOBO. Em seu discurso diante de prefeitos e servidores, Castro deu crédito a Pampolha pela elaboração do projeto “Limpa Rio”, dedicado ao desassoreamento fluvial e, agora, dedicado a cuidar das margens hídricas do estado.
Pampolha foi secretário de Meio Ambiente de Castro de 2020 a março deste ano, com um hiato durante as eleições de 2022, quando se elegeu vice na chapa do governador. Ele deixou a pasta demitido, depois de que o governador se irritou com sua decisão de migrar do União Brasil para o MDB. Além da questão partidária, Castro também reclmava do protagonismo do vice em algumas ocasiões.
Após a demissão, Castro e Pampolha cortaram relações completamente. O distanciamento entre os dois é tanto que Pampolha raramente é convidado para eventos da administração fluminense. Menções ao vice também são raras: o nome dele já foi removido por aliados de Castro de uma placa de inauguração, por exemplo. Em viagens de Castro, com Pampolha interino, também houve conflitos.
O gesto de Castro em reconhecer seu “zero dois” como o idealizador de uma iniciativa governamental, em tom positivo, indica que a fervura entre os dois está baixando. E que a temperatura da disputa cai, mesmo em meio às disputas eleitorais. No fim de semana, Pampolha estava no mesmo palanque em que Eduardo Paes, candidato à reeleição como prefeito da capital, chamou Castro de “frouxo”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/meses-apos-rompimento-claudio-castro-faz-aceno-ao-vice-thiago-pampolha/