
O governo da Argentina classificou como “insultantes” as especulações sobre a suposta participação do presidente Javier Milei em um esquema de fraude financeira envolvendo a criptomoeda $LIBRA. O escândalo abalou o mercado financeiro do país e levou a Justiça a investigar um possível caso de “rug pull” – golpe no qual os criadores de uma criptomoeda incentivam investidores a comprarem o ativo, elevam artificialmente seu valor e, em seguida, retiram seus fundos, deixando os investidores com tokens sem valor.
O presidente recomendou a criptomoeda em uma publicação no X na última sexta-feira (15), mas apagou o post logo depois e negou qualquer relação com a moeda digital. Nesta terça-feira (18), o porta-voz da Presidência, Manuel Adorni, declarou que não houve nenhuma conduta antiética por parte de Milei ou de seus assessores e que não há planos para demissões no governo.
Apesar da defesa oficial, um juiz federal abriu uma investigação para apurar o caso. A Câmara de Finanças da Argentina alertou que a valorização e posterior queda da $LIBRA apresentam características de um “rug pull”. O escândalo afetou o mercado financeiro, derrubando o índice acionário S&P Merval na segunda-feira (17). Na terça, porém, o índice registrou alta de mais de 6%. Já o risco-país recuou 27 unidades, para 701 pontos-base, enquanto os títulos da dívida soberana caíram, em média, 0,5%.
O ministro da Economia, Luis Caputo, negou qualquer irregularidade e garantiu que o caso não prejudicará as negociações da Argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Milei deve viajar a Washington nesta quarta-feira (19) e se reunir com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, na quinta-feira (20).
Com informações de Brasil 247
Fonte: https://agendadopoder.com.br/milei-nega-envolvimento-em-golpe-com-criptomoeda-e-governo-chama-acusacoes-de-insultantes/