10 de novembro de 2024
Silvio Almeida terá 10 dias para se defender em processo
Compartilhe:

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito civil para investigar denúncias de assédio sexual e moral no Ministério dos Direitos Humanos, liderado anteriormente por Silvio Almeida, demitido na sexta-feira (6). A decisão de instaurar o inquérito ocorreu de ofício na segunda-feira (9), após as acusações se tornarem públicas.

O MPT informou que a investigação já está em andamento e foi distribuída internamente. Almeida foi afastado pelo presidente Lula após surgirem acusações de assédio sexual, que incluem denúncias envolvendo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. As acusações foram inicialmente divulgadas pelo site Metrópoles e confirmadas pela Folha.

Além das denúncias de assédio sexual, o MPT também está investigando alegações de assédio moral durante a gestão de Almeida. De acordo com o UOL, foram abertos dez procedimentos internos até janeiro deste ano e 31 pessoas pediram demissão desde o início do governo.

A deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) foi nomeada por Lula para assumir o comando do Ministério dos Direitos Humanos. Em sua primeira declaração após a nomeação, Evaristo destacou a importância de uma investigação completa e afirmou que o direito ao sigilo das vítimas deve ser respeitado.

Com informações da Folha de S.Paulo

LEIA MAIS

Silvio Almeida recorre a terreiro de candomblé para acolhimento espiritual após demissão de ministério

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ministerio-publico-do-trabalho-abre-inquerito-sobre-assedio-no-ministerio-dos-direitos-humanos/