20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou nesta sexta-feira (20) que a plataforma X, de Elon Musk, estaria “supostamente” a serviço de grupos de extrema direita, interferindo na política de diversos países. A fala ocorreu durante um seminário sobre Inteligência Artificial promovido pela Universidade Santo Amaro (Unisa), em São Paulo.

Ao comparar o embate entre os EUA e o TikTok com a disputa entre a Justiça brasileira e o X, Lewandowski afirmou que a rede social poderia estar contribuindo para a disseminação de ideologias extremistas, similar ao que o TikTok teria feito com interesses chineses nos Estados Unidos.

— Esse mesmo braço de ferro que os Estados Unidos estão travando com o TikTok, nós agora no Supremo Tribunal Federal, e o ministro Alexandre de Moraes atesta, estamos travando com o X, do Elon Musk, que supostamente estaria a serviço de grupos de extrema direita — afirmou Lewandowski.

Ele destacou que essas plataformas digitais possuem mecanismos de controle sobre o conteúdo, permitindo a liberação ou repressão de informações conforme seus interesses, levantando preocupações sobre o impacto na estabilidade política global.

— Esses provedores têm órgãos censórios. Então eles liberam o que podem liberar ou reprimem aquilo que eles entendem que podem reprimir. A serviço do que? A serviço de quem? — questionou o ministro.

Ministro defende regulamentação da IA

Além de abordar a atuação das redes sociais, Lewandowski falou sobre os riscos da Inteligência Artificial (IA) e sua influência no futuro da humanidade, defendendo uma regulamentação tanto no Brasil quanto em âmbito internacional. Segundo ele, a IA pode ser utilizada para o bem ou para o mal, e é necessário estabelecer um controle para que a tecnologia não prejudique a democracia.

— A democracia será destruída certamente se for feita por intermédio da internet, por intermédio de robôs, por intermédio de mensagens que são impulsionadas de forma artificial. Muitos entendem que nós já vivemos uma algocracia […], um regime onde os algoritmos influenciam diretamente na vida pública — acrescentou.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ministro-da-justica-critica-atuacao-de-redes-sociais-em-prol-de-ideologias-extremistas/