5 de setembro de 2025
Ministro desafia Republicanos e diz que continuará ao lado de
Compartilhe:

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), reafirmou nesta sexta-feira (5) que continuará apoiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo após o Republicanos, seu partido, anunciar a saída da base governista. As declarações foram dadas em entrevista à GloboNews, em meio às movimentações políticas que envolvem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como possível candidato à Presidência em 2026.

“Na possível disputa do governador Tarcísio com o presidente Lula, o partido sabe que nós estaremos ao lado do presidente Lula”, disse o ministro. Costa Filho ressaltou ainda sua lealdade ao petista: “Eu aprendi na vida a ser grato e entendo que, neste momento, (o presidente Lula) é a melhor opção do povo brasileiro”.

Cresce movimento por anistia a Bolsonaro

O cenário ocorre em um contexto de articulações em Brasília em torno da proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. A medida conta com apoio não apenas do Republicanos, mas também de partidos como União Brasil e Progressistas, que também romperam com o governo nesta semana. Nos bastidores, dirigentes dessas legendas admitem que a contrapartida seria o apoio de Bolsonaro à candidatura de Tarcísio.

Costa Filho ponderou, no entanto, que ainda não há clareza sobre o papel que Bolsonaro desempenhará nas eleições presidenciais de 2026. “Temos que aguardar o bolsonarismo. Uma candidatura hoje da centro-direita, do Tarcísio, do Ratinho, do Zema, pode arquivar o bolsonarismo no Brasil, e eu não sei se esse é o desejo do ex-presidente Bolsonaro”, avaliou.

“Desde vereador, sempre estive ao lado do presidente Lula”

O ministro também destacou que sua trajetória política sempre esteve vinculada a Lula, recordando sua atuação desde os primeiros cargos. “Primeiro, dizer que todas as vezes que estive conversando com o governador Tarcísio, ele tem me colocado que será candidato à reeleição para o estado de São Paulo. O presidente Marcos Pereira [presidente do Republicanos] é um democrata. Ele sabe que, desde quando fui vereador do Recife, eu sempre estive ao lado do presidente Lula”, afirmou.

Ainda nesta sexta-feira, Costa Filho participou em São Paulo, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do governador Tarcísio de Freitas, do leilão para a concessão da obra de construção do túnel Santos-Guarujá, realizado na B3. O presidente Lula, diferentemente de outras ocasiões, não compareceu à cerimônia. De acordo com o Palácio do Planalto, o petista tem evitado eventos de caráter regional, mesmo em estados governados por aliados, como ocorreu na Bahia em junho, quando não participou do lançamento da ponte Salvador-Itaparica.

Nos bastidores, porém, a ausência é interpretada também como uma estratégia para não dar visibilidade excessiva a Tarcísio, que desponta como potencial adversário em 2026.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ministro-desafia-republicanos-e-diz-que-continuara-ao-lado-de-lula/