O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) reforçará a promessa do presidente Lula de isentar do Imposto de Renda pessoas com salário de até R$ 5.000 até o final do seu mandato, em 2026, em seu pronunciamento em cadeia nacional nesta terça-feira (30), às 20h30, para celebrar o 1º de Maio.
O discurso, na véspera do Dia Internacional do Trabalho, também enfatizará os avanços alcançados durante o governo atual e a valorização do salário mínimo.
Marinho também adiantará alguns dos temas que serão abordados pelo presidente Lula durante um evento com as centrais sindicais, programado para essa quarta-feira (1).
Segundo a assessoria do ministro, um dos pontos centrais de seu pronunciamento será o crescimento na taxa de emprego. De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (30), o primeiro trimestre de 2024 registrou 8,6 milhões de desempregados, representando um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao último trimestre de 2023. Apesar disso, essa é a menor taxa para o período desde 2014.
Além disso, Marinho fará menção ao projeto de regulação do trabalho de motoristas e entregadores de aplicativo. Embora não deva aprofundar o tema, o ministro destacará a dificuldade enfrentada pelo projeto de lei no Congresso Nacional desde sua apresentação pelo governo em março. Entre as medidas propostas, o texto prevê uma jornada de 8 horas e um salário de R$ 32,09 por hora trabalhada para essa categoria.
Outros tópicos, como o aumento progressivo do salário mínimo e a política de igualdade salarial entre homens e mulheres, também serão abordados por Marinho, evidenciando o compromisso do governo federal com medidas de igualdade de gênero e valorização do trabalho.
Com informações do Poder 360
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ministro-do-trabalho-vai-reforcar-compromisso-de-lula-com-isencao-fiscal-ate-r-5-mil-em-pronunciamento-de-1o-de-maio/