![Monica Benício protocola pedido para cassar medalha Pedro Ernesto de](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/12/Monica-Benicio-protocola-pedido-para-cassar-medalha-Pedro-Ernesto-de.avif.avif)
A vereadora Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, protocolou nesta terça-feira (10) um pedido para revogar a medalha Pedro Ernesto concedida ao ex-deputado estadual Natalino José Guimarães, preso durante operação contra grilagem de terras em Búzios. A honraria é a mais alta comenda da cidade do Rio de Janeiro.
O jornalista Lauro Jardim, do Globo, lembra que Guimarães possui um histórico controverso. Ele foi preso em 2008 por porte ilegal de armas e formação de quadrilha, sendo apontado como um dos líderes de uma milícia que operava na Zona Oeste do Rio.
Além disso, é considerado um dos fundadores do grupo paramilitar conhecido como “Liga da Justiça”. A medalha Pedro Ernesto foi concedida a ele em 2007 pelo então vereador Nadinho de Rio das Pedras, que, anos depois, foi assassinado em um condomínio na Barra da Tijuca devido a suas ligações com milicianos da região.
Monica Benicio tem se destacado na Câmara Municipal do Rio como uma das principais defensoras de ações para retirar homenagens de figuras ligadas ao crime organizado. Ela já havia liderado um movimento para revogar a mesma medalha concedida aos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, que foram presos sob suspeita de envolvimento no assassinato de Marielle Franco.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/monica-benicio-protocola-pedido-para-cassar-medalha-pedro-ernesto-de-ex-deputado-natalino-guimaraes-preso-em-operacao-contra-grilagem/