O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a comparecer ao velório da mãe de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em Mogi das Cruzes (SP). Apesar da autorização, Bolsonaro decidiu não ir ao evento, uma vez que a aprovação chegou tardiamente, e ele estaria em Brasília, sem tempo hábil para a viagem. Além disso, as condições climáticas em Mogi, que enfrentava fortes chuvas nesta terça-feira (3), também desestimulavam a ida do ex-presidente.
Desde fevereiro, Bolsonaro e Valdemar estão proibidos de se comunicar devido a investigações relacionadas a uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Na decisão que permitiu a presença de Bolsonaro, Moraes deixou claro que, mesmo com a autorização, ambos não deveriam discutir a investigação durante o velório. “Autorizo Jair Messias Bolsonaro a manter contato com o investigado Valdemar Costa Neto, nos citados velório e sepultamento, na data de hoje”, escreveu o ministro, destacando que a decisão era provisória e não isentava Bolsonaro de cumprir outras medidas cautelares impostas a ele.
Os advogados de Bolsonaro solicitaram a autorização em caráter excepcional, ressaltando a importância da relação entre o ex-presidente e Valdemar. A mãe de Valdemar faleceu nesta terça.
Com informações da Folha de S.Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-autoriza-comparecimento-de-bolsonaro-a-velorio-mas-ex-presidente-desiste-de-ir/