1 de setembro de 2025
PT recusa anistia a bolsonaristas e ameaça sucessão na presidência
Compartilhe:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (1º) que o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) visite o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. O encontro deve ocorrer até as 18h desta segunda, poucas horas antes do início de um julgamento decisivo para o futuro político do ex-mandatário.

A autorização foi concedida minutos após a defesa de Bolsonaro formalizar o pedido no STF. Na decisão, Moraes determinou que a Polícia Federal realize “vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”, reforçando o controle sobre a movimentação na casa do ex-presidente.

Visita em momento crítico

A presença de Arthur Lira, ex-presidente da Câmara dos Deputados e figura central na política nacional, acontece em um momento particularmente delicado. Nesta terça-feira (2), a Primeira Turma do STF inicia o julgamento da chamada trama golpista de 2022. Bolsonaro e outros sete acusados respondem por crimes contra a democracia, em um processo que ganhou forte repercussão política e jurídica.

Decisão rápida

A agilidade com que Moraes deferiu o pedido chama a atenção: o despacho foi emitido poucos minutos após o protocolo da defesa no tribunal. Esse movimento evidencia a preocupação em manter a legalidade do processo e garantir o cumprimento de protocolos de segurança, sem restringir direitos básicos do réu, informa a Folha de S.Paulo.

Contexto do julgamento

O julgamento desta semana é considerado um dos mais relevantes da história recente do STF. Ele não só avaliará a conduta do ex-presidente diante dos episódios que colocaram em xeque a estabilidade institucional em 2022, como também poderá estabelecer parâmetros para futuras decisões envolvendo crimes contra a ordem democrática.

Damares visitou o ex-presidente

Bolsonaro já recebeu a visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que foi sua ministra. Ela disse que orou com o ex-presidente e que ele está tranquilo, à espera do julgamento.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-autoriza-lira-a-visitar-bolsonaro-em-prisao-domiciliar-antes-de-julgamento-no-stf/