22 de novembro de 2024
Moraes enviará inquérito do golpe à PGR na segunda-feira (25)
Compartilhe:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deverá encaminhar na próxima segunda-feira (25) à Procuradoria Geral da República (PGR) o relatório final do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota nas eleições de 2022. A expectativa é de que o documento permaneça sob sigilo, estratégia que, segundo interlocutores do ministro, visa garantir o andamento tranquilo das análises pela equipe do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Concluído na última quinta-feira (21), o relatório indiciou 37 pessoas, incluindo Bolsonaro, o ex-ministro Braga Netto e ex-comandantes do Exército e da Marinha, por crimes como golpe de Estado e organização criminosa. Gonet pretende integrar os dados deste inquérito com os já existentes sobre fraudes nos cartões de vacinação, desvios de joias e apurações relacionadas a fake news, milícias digitais e conspirações antes e depois das eleições de 2022.

“Queremos ver o filme todo”: PGR deve unificar investigações

Fontes próximas ao procurador-geral destacam que o objetivo é construir uma análise abrangente, considerando todos os elementos disponíveis. “Queremos ver o filme todo, não apenas fotografias isoladas”, teria afirmado Gonet. A PGR avalia que uma eventual denúncia sobre o caso do golpe será apresentada apenas em 2025, devido à complexidade das investigações e à necessidade de uma análise criteriosa.

Para isso, Gonet conta com uma equipe especializada que inclui a Assessoria Jurídica Criminal no STF e o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GECAA). Essas equipes, supervisionadas diretamente pelo procurador-geral, possuem técnicos experientes e estruturados para lidar com os desdobramentos do caso.

Com informações do g1

LEIA MAIS

Gonet só apresentará denúncia contra Bolsonaro em 2025, afirma repórter Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-enviara-inquerito-do-golpe-a-pgr-na-segunda-feira-25-sem-levantar-o-sigilo-das-investigacoes/