O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deverá encaminhar na próxima segunda-feira (25) à Procuradoria Geral da República (PGR) o relatório final do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota nas eleições de 2022. A expectativa é de que o documento permaneça sob sigilo, estratégia que, segundo interlocutores do ministro, visa garantir o andamento tranquilo das análises pela equipe do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Concluído na última quinta-feira (21), o relatório indiciou 37 pessoas, incluindo Bolsonaro, o ex-ministro Braga Netto e ex-comandantes do Exército e da Marinha, por crimes como golpe de Estado e organização criminosa. Gonet pretende integrar os dados deste inquérito com os já existentes sobre fraudes nos cartões de vacinação, desvios de joias e apurações relacionadas a fake news, milícias digitais e conspirações antes e depois das eleições de 2022.
“Queremos ver o filme todo”: PGR deve unificar investigações
Fontes próximas ao procurador-geral destacam que o objetivo é construir uma análise abrangente, considerando todos os elementos disponíveis. “Queremos ver o filme todo, não apenas fotografias isoladas”, teria afirmado Gonet. A PGR avalia que uma eventual denúncia sobre o caso do golpe será apresentada apenas em 2025, devido à complexidade das investigações e à necessidade de uma análise criteriosa.
Para isso, Gonet conta com uma equipe especializada que inclui a Assessoria Jurídica Criminal no STF e o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GECAA). Essas equipes, supervisionadas diretamente pelo procurador-geral, possuem técnicos experientes e estruturados para lidar com os desdobramentos do caso.
Com informações do g1
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-enviara-inquerito-do-golpe-a-pgr-na-segunda-feira-25-sem-levantar-o-sigilo-das-investigacoes/