5 de setembro de 2025
Moraes pede sessões extras a Zanin para acelerar julgamento de
Compartilhe:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta sexta-feira (5) ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, que sejam abertas sessões extraordinárias para o julgamento da ação penal que investiga a trama golpista de 8 de janeiro, processo que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os réus.

Atualmente, o calendário da Primeira Turma prevê sessões na próxima terça-feira (9), quarta-feira (10) e sexta-feira (12). Moraes, relator do caso, quer incluir também a quinta-feira (11), numa tentativa de acelerar a análise do processo, que reúne dezenas de réus ligados à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, informa O Globo.

Julgamento iniciado semana passada

“Solicito ao Excelentíssimo Presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, o agendamento de novas sessões complementares para a realização do julgamento, a serem realizadas na quinta-feira, dia 11/9/2025”, escreveu Moraes em despacho oficial.

O julgamento foi iniciado nesta semana, com duas sessões dedicadas ao relatório do processo e às sustentações orais da Procuradoria-Geral da República (PGR) e das defesas dos acusados. A partir de terça-feira, caberá a Moraes apresentar seu voto, etapa considerada central no andamento da ação penal. A expectativa é de que essa manifestação ocupe toda a primeira sessão da semana.

Decisão nas mãos de Zanin

Inicialmente, já estavam programadas quatro sessões para a fase de votos: duas na terça-feira, uma na manhã de quarta e duas na sexta-feira. O novo pedido do relator busca ampliar o tempo disponível, diante da complexidade do processo e do número de réus.

A decisão sobre a inclusão de sessões adicionais caberá ao ministro Zanin, que preside a Primeira Turma do STF desde janeiro. O julgamento é acompanhado de perto pelo meio político e jurídico, por envolver diretamente o ex-presidente Bolsonaro e seus aliados mais próximos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-pede-sessoes-extras-a-zanin-para-acelerar-julgamento-de-bolsonaro/