13 de fevereiro de 2025
Mourão e Marinho pedem ao STF permissão para visitar Braga
Compartilhe:

Os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Rogério Marinho (PL-RN) decidiram solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a autorização para visitar o ex-ministro Walter Braga Netto, preso no último fim de semana. Mourão, ex-vice-presidente no governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que já elaborou o pedido e pretende levá-lo ao ministro Alexandre de Moraes, aguardando o apoio de outros parlamentares para subscrever o documento.

O pedido utiliza a prerrogativa parlamentar para verificar as condições da prisão de Braga Netto, que está sob custódia na 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. O general da reserva ocupa um espaço com armário, geladeira, ar-condicionado, televisão e banheiro exclusivo, além de receber quatro refeições diárias no rancho, área reservada a oficiais de alta patente.

Braga Netto, que foi chefe da Casa Civil e ministro da Defesa, também integrou a chapa de Bolsonaro como candidato a vice-presidente em 2022. Ele é acusado, em delação premiada feita por Mauro Cid, de entregar dinheiro para financiar operações de um suposto grupo criminoso. A defesa do ex-ministro nega as alegações.

A prisão especial de Braga Netto é garantida por sua condição de general quatro estrelas, o mais alto posto das Forças Armadas, e tem como objetivo preservar sua segurança física, evitando represálias de outros detentos. As instalações da Vila Militar são projetadas exclusivamente para militares, com celas individuais ou coletivas, áreas comuns e controle rigoroso de acesso, sendo vedada a entrada de civis.

Com informações de O Globo

LEIA MAIS

Mourão reconhece intenção golpista e chama de ‘operação tabajara’ sem adesão militar

Fonte: https://agendadopoder.com.br/mourao-e-marinho-pedem-ao-stf-permissao-para-visitar-braga-netto/