Cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram nesta segunda-feira (29) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas. O protesto ocorreu em repúdio à nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como novo superintendente, após a demissão de Wilson Cesar de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A indicação de Nascimento, feita com o aval de Lira, gerou controvérsias, com o MST alegando que sua nomeação representa a “continuidade do bolsonarismo”. Antes de assumir o cargo no Incra, Nascimento ocupava o cargo de diretor-presidente da Naturagro, entidade com sede em Maceió que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária.
O MST afirma que havia firmado um acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para a nomeação de José Ubiratan como superintendente.
A demissão de Wilson Cesar de Lira Santos neste mês foi vista como uma tentativa de atender aos pedidos do MST, que vinha demandando sua exoneração desde o ano passado. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, membros do governo agiram para minimizar o desgaste com o presidente da Câmara: o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, visitou pessoalmente a residência oficial de Lira para explicar a situação, enquanto Rui Costa fez contato telefônico com o deputado.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/mst-invade-sede-do-incra-em-alagoas-em-protesto-contra-novo-superintendente-que-tem-aval-de-lira/