![Múcio diz que Bolsonaro ajudou na transição e que militares](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Mucio-diz-que-Bolsonaro-ajudou-na-transicao-e-que-militares.png)
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, revelou que pediu ajuda ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que os comandantes das Forças Armadas o recebessem durante a transição de governo, no final de 2022. Segundo ele, havia resistência por parte dos chefes militares em abrir diálogo com o novo governo.
“Começou a primeira dificuldade: ser recebido pelos comandantes. Foi quando eu recorri ao presidente Bolsonaro. Foi meu colega por muitos anos, foi meu liderado quando fui líder do governo no Congresso. Sempre tivemos uma relação muito boa. E eu fui falar com ele: ‘Sou o novo ministro da Defesa, queria que você me ajudasse a fazer uma transição tranquila. Vai ser bom para o novo governo, vai ser bom para o seu governo que está terminando. Você conhece, eu não sou de conflito, de criar problema’”, contou Múcio em entrevista ao Roda Viva, na segunda-feira (10).
De acordo com o ministro, Bolsonaro aceitou o pedido e telefonou para os comandantes, com exceção do chefe da Marinha, almirante Almir Garnier, que se recusou a recebê-lo. À Polícia Federal, outros comandantes relataram que Garnier teria colocado suas tropas à disposição do ex-presidente caso houvesse uma tentativa de impedir, por vias jurídicas, a posse de Lula.
Além disso, Múcio elogiou a atuação das Forças Armadas durante os atos golpistas de 8 de janeiro e afirmou que os militares impediram a concretização de um golpe. “Do dia 8 até abril, eu me senti órfão. Porque a direita estava zangadíssima, pois os militares não aderiram ao golpe, e a esquerda, muito zangada, achava que os militares tinham criado aquele golpe. Na realidade, nós devemos a eles o fato de o golpe não ter acontecido no dia 8”, declarou.
Com informações do Metrópoles
Fonte: https://agendadopoder.com.br/mucio-diz-que-bolsonaro-ajudou-na-transicao-e-que-militares-evitaram-golpe/