Na última semana de campanha, os principais candidatos a prefeito do Rio de Janeiro cumprem uma maratona de corpo a corpo com eleitores e investem na preparação para o debate da TV Globo, na quinta-feira. Em segundo lugar nas pesquisas, Alexandre Ramagem (PL) aposta suas fichas finais em agendas com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto o prefeito Eduardo Paes (PSD) publica carta para os evangélicos. Em terceiro nas pesquisas, Tarcísio Motta (PSOL) apela para a militância de esquerda.
A expectativa entre aliados de Ramagem é de que a presença de Bolsonaro tenha força suficiente para impactar o eleitorado e atrair votos para o deputado federal. A campanha ainda trabalha com a possibilidade de um segundo turno. Por isso, o ex-presidente vai dedicar a próxima semana a ter, pelo menos, uma agenda por dia com o candidato, a partir de quarta-feira (2).
Os eventos e locais ainda não foram confirmados, mas há também a expectativa de que a Zona Oeste, conhecida por ter muitos eleitores do ex-presidente, tenha um evento na reta final da campanha. A ideia é consolidar o voto entre a direita, onde o bolsonarista conseguiu crescer nas últimas semanas.
Já Paes vai focar no público evangélico, eleitorado disputado por ele e Ramagem. Por essa razão, a campanha do candidato à reeleição escolheu distribuir, nos próximos dias, uma “carta compromisso com o povo de Deus”. Segundo o deputado federal Otoni de Paula (MDB), articulador político do prefeito entre o segmento, o folheto vai reforçar que o prefeito compactua com os valores morais dos fiéis.
Na campanha do psolista será de ir atrás da militância de esquerda. De acordo com o presidente do diretório municipal do PSOL no Rio, Juan Leal, o partido sempre consegue um crescimento significativo na última semana antes do pleito.
— Nessa reta final, vamos investir no que a gente tem de melhor, que é a militância. Historicamente, nas eleições aqui na capital, tendemos a ter um crescimento na última semana e dar uma animada — explica ele.
O deputado vai focar nas agendas na Zona Norte da cidade e investir na preparação para o último debate na TV, na quinta-feira. Assim como Tarcísio, os dois primeiros colocados também apostam na preparação para o encontro final no debate da Globo.
Ainda nesta segunda-feira, a Quaest divulga a pesquisa final antes do primeiro turno sobre a eleição carioca. No último levantamento, divulgado há duas semanas, Paes ainda aparecia na liderança da eleição carioca com folga, com 57% das intenções de voto, mas com uma vantagem menor em comparação com resultados passados. Já Ramagem apareceu com 18%, enquanto Tarcísio marcou 4%.
Além da capital fluminense, o instituto publica hoje os resultados das disputas em São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
Com informações do GLOBO.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/na-ultima-semana-de-campanha-ramagem-aposta-em-bolsonaro-e-paes-investe-em-carta-para-evangelicos/