Em tom descontraído, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (8). O evento marcou os dois anos dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 2023.
No início de seu discurso, Lula mencionou o apelido “Xandão”, pelo qual o magistrado é amplamente conhecido, e afirmou que esse título popular dificilmente será esquecido. “Eu tenho 79 anos de idade, já vivi muito e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido dado pelo povo chamado Xandão. Desse apelido você nunca mais vai se livrar. Ninguém vai parar de te chamar de Xandão”, disse o presidente, arrancando risos dos presentes.
O ministro Alexandre de Moraes é o relator dos inquéritos que investigam os atos de vandalismo e ataques contra a democracia ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023. Sua atuação firme em prol da apuração dos crimes e punição dos envolvidos consolidou sua imagem como uma figura central no enfrentamento ao extremismo antidemocrático.
A cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades, foi marcada tanto por homenagens às instituições democráticas quanto por discursos ressaltando a importância da defesa da democracia.
Com informações do g1
Lulinha DEBOCHANDO da extrema-direita e EXALTANDO o apelido dado por nós ao XANDÃO.
A turminha do GOLPE entra em DELÍRIO TOTAL!! pic.twitter.com/rHnbk6MJ6x
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) January 8, 2025
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ninguem-vai-parar-de-te-chamar-de-xandao-lula-brinca-com-alexandre-de-moraes-durante-ato-que-lembrou-o-8-de-janeiro-veja-o-video/