![No gabinete de transição para o quarto mandato, Eduardo Paes](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/12/No-gabinete-de-transicao-para-o-quarto-mandato-Eduardo-Paes.avif.avif)
Leandro Matielle, ex-secretário de Ordem Pública, é o primeiro anunciado da nova administração do prefeito Eduardo Paes, a partir de 2024, no quarto mandato. O anúncio foi feito nesta segunda-feira na apresentação do grupo de trabalho para a transação do governo. Matielli já foi nomeado nesta segunda, e será mantido em 2024. Ele substitui na Casa Civil o vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere, que coordenará a transição. E este mês acumulará a função com o mandato de deputado estadual. Paes disse que recomendou a Cavalieri que crie meios de um “choque de civilidade”, que é muito mais que choque de ordem na cidade.
— Temos a clareza que vivemos outro momento, temos que nos renovar. A população não deu um cheque em branco. Daremos continuidade às boas políticas. Mas esse é o novo governo, avaliar que políticas devem ser continuadas. Vamos fazer uma leitura externa, o que vamos convocar. É tempo mais que suficiente para avaliar desafios da cidade — disse Paes.
Na semana passada, Paes disse que Cavaliere terá papel ativo, mas não assumirá qualquer secretaria. Ele antecipou que pretende criar uma nova pasta: a secretaria de Empreendedorismo e Cidadania.
A coordenação política para negociar com os partidos cargos na nova gestão será o deputado federal Pedro Paulo Carvalho Teixeira, presidente estadual do PSD. As reuniões serão no prédio do Impatec, na Zona Portuária.
— Meu papel nessa transição será olhar a boa política. Ninguém governa sozinho. Fazemos as composições pelas escolhas dos partidos, mas com o prefeito tendo o poder de veto. Tínhamos um plano que apresentamos ao TRE — disse Pedro Paulo.
Pedro Paulo disse que, hoje, já inicia conversas com os presidentes nacionais do PDT e do PT. A equipe de transição é formada ainda por Fernanda Mofati, que coordena o escritório de projetos de cidade, e Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart.
Na semana passada, Eduardo Paes disse, durante o seminário “Caminhos do Rio”, promovido pelos jornais O GLOBO e Extra, que dará início, a partir desta segunda-feira, a um gabinete de transição para o quarto mandato.
Um dos papéis do escritório de transição será a criação de um programa para desapropriação de galpões e depósitos abandonados no entorno da Avenida Brasil. Essas áreas seriam renegociadas com o setor privado, para a abertura de estabelecimentos comerciais, por exemplo. Sobre o projeto Reviver Centro para mudar o perfil da região e atrair moradores, Paes avaliou, durante o seminário, o resultado como positivo.
Com informações de O GLOBO.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/no-gabinete-de-transicao-para-o-quarto-mandato-eduardo-paes-recomenda-choque-de-civilidade-para-o-rio/