22 de novembro de 2024
No Rio, Lula ironiza Bolsonaro e elogia Eduardo Paes: “melhor
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (29). Ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), em dia chuvoso, o chefe do Executivo entregou as primeiras unidades habitacionais do programa Morar Carioca na Comunidade do Aço.

Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, para quem perdeu na região na eleição passada, Lula criticou o governo anterior.

— Lamentavelmente, houve um período conturbado e tivemos um governo que esqueceu de fazer coisas para o povo e começou a contar mentira — disse Lula em discurso, em que citou obras e ações não continuadas no governo Bolsonaro. — Esse país foi abandonado. Governar não é mentir, não é falar. Governar é fazer.

Ainda em referência ao ex-presidente, Lula disse que “poderia estar passeando de barco”.

— Eu não sou o pai do pobre. Eu sou um de vocês. Eu sei que tem gente que não gosta de mim. Eu poderia estar jogando golfe ou passeando de barco, mas vim aqui pela dignidade do trabalho que esse moço (Paes) faz — disse Lula. — Esse moço aqui é o melhor gerente de prefeitura que esse país já teve. Eu ajudo o Rio, porque o Rio de Janeiro é a cara do Brasil.

Dias após visitar o Rio para a posse de Magda Chambriard na presidência da Petrobras e para participar de evento do Dia do Cinema Brasileiro ao lado da ministra Margareth Menezes, Lula retorna à capital em que mais vezes esteve no ano — foram dez eventos desde janeiro.

O prefeito valorizou a “quedinha especial” de Lula pelo Rio.

— Esse cara (Lula) que tá aqui é o cara que viabilizou a reconstrução do BRT, que viabilizou a compra de ônibus, que devolveu o funcionamento da saúde municipal. Eu só sei que esse homem é o cara que permite que a gente possa sonhar e fazer coisa grande pro nosso povo mais pobre. E estou agradecendo para pedir mais um cheque — brincou o prefeito.

Antes de subir ao palco acompanhado da primeira dama Janja da Silva, Lula visitou um dos complexos finalizados na companhia de Paes.

O evento contou com a presença de beneficiados pelo programa, moradores da comunidade e autoridades. Compareceram José Múcio, ministro da Defesa, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, Renan Ferreirinha, secretário municipal de educação, Gustavo Freure, secretário municipal de habitação, Daniel Soranz, secretário municipal de saúde, Eduardo Cavaliere, Guilherme Schleder, Armando Queiroga e a deputada Laura Carneiro.

Nomes polêmicos da política carioca também marcaram presença, como o vereador Júnior da Lucinha, filho da deputada estadual Lucinha, investigada pelas autoridades por suspeitas de ligação com a milícia da região de Santa Cruz. O político foi festejado pela população presente, mas não subiu ao palco.

A agenda em Santa Cruz ocorreu ainda sob indefinição do candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Paes, candidato à reeleição. Apesar das tentativas de Lula de emplacar um nome do PT, a tendência mais recente é por uma chapa “puro-sangue” do PSD. O deputado federal Pedro Paulo, do mesmo partido de Paes, é apontado como favorito a ocupar o posto, mas não esteve presente em Santa Cruz. Os ex-secretários Eduardo Cavaliere e Guilherme Schleder, também apontados como opções, dividiram o palco com o prefeito.

O novo encontro reforça a parceria entre Lula e Paes. Os políticos têm mantido uma relação de proximidade, com direitos a elogios e agradecimentos públicos. Além do pleito de outubro, Lula reencontra o prefeito também pensando na eleição de 2026, quando Paes é cotado para a corrida de governador do Rio, enquanto o presidente deve concorrer à reeleição.

O conjunto habitacional inaugurado conta com 704 unidades residenciais e deve beneficiar cerca de quatro mil pessoas.

Com informações do GLOBO.

Leia mais:

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula, fala sobre “quedinha especial” do presidente pelo Rio e pede “mais um cheque”

Fonte: https://agendadopoder.com.br/no-rio-lula-ironiza-bolsonaro-e-elogia-eduardo-paes-melhor-gerente-de-prefeitura-que-esse-pais-ja-teve/