20 de abril de 2025
Novo advogado de Braga Netto diz que general quer depor
Compartilhe:

O novo advogado do general Walter Braga Netto, José Luís de Oliveira Lima, afirmou que o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil está “sereno” e pediu para depor “imediatamente” à Polícia Federal (PF). Lima, que assumiu a defesa a pedido da família, destacou que Braga Netto não tem intenção de fazer delação premiada, descrevendo as acusações de Mauro Cid como “mentirosas” e “pior” do que as firmadas na Operação Lava Jato.

“O general está sereno, lógico que desconfortável com a atual situação. Ele respeita o Judiciário e confia que sua inocência será provada, tanto que pediu para depor imediatamente”, afirmou o advogado. Ele também descartou qualquer acordo, uma vez que acredita que seu cliente não cometeu nenhum ilícito. O primeiro ato da nova defesa foi solicitar que Braga Netto fosse ouvido pela PF para esclarecer as alegações e restabelecer a verdade.

O general foi detido sob suspeita de obstrução de Justiça, com a PF alegando que ele estaria tentando dificultar investigações sobre um suposto plano golpista. Braga Netto foi indiciado junto a outras 36 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e Mauro Cid. Uma das linhas de defesa questiona a validade dos depoimentos de Cid, que implicou o general em um plano para manter Bolsonaro no poder.

Lima criticou a delação de Cid, dizendo que ela “consegue ser pior do que as piores ilegalidades da Lava Jato” e que a narrativa do delator é uma “ficção que será desmascarada”. O advogado também mencionou que irá contestar a posição do ministro do STF, Alexandre de Moraes, como relator do inquérito, ressaltando que o STF já se manifestou sobre o assunto. Ele reafirmou a inocência de Braga Netto, afirmando que ele “não se envolveu nem tem conhecimento de nenhum plano golpista”.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/novo-advogado-de-braga-netto-diz-que-general-quer-depor-imediatamente/