5 de fevereiro de 2025
Novo presidente da Câmara critica ‘guerra dos bonés’: ‘Não resolve
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (4) que bonés não resolvem os problemas do Brasil. A declaração, feita em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), ocorre em meio à disputa simbólica entre governistas e opositores pelo uso do acessório.

“Pra mim, boné serve pra proteger a cabeça do sol, e não pra resolver os problemas do país. O que a gente precisa é fazer, e ter a cabeça aberta pra pensar em como ajudar o Brasil a ir pra frente”, escreveu Motta.

A publicação veio poucas horas após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgar um vídeo usando o boné azul com a mensagem “O Brasil é dos brasileiros”, idealizado pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira. O item foi utilizado por integrantes do governo no último sábado (1º), durante as eleições para o comando da Câmara e do Senado.

O gesto de Lula foi interpretado como uma resposta à oposição, que, na primeira sessão do Legislativo, na segunda-feira (3), apareceu no plenário da Câmara usando bonés verde e amarelo com a inscrição “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Durante a sessão, opositores também entoaram gritos contra o presidente e a alta dos preços.

A “guerra dos bonés” remete ao modelo vermelho usado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a frase “Make America Great Again”. No sábado, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) fez referência ao caso ao afirmar: “Aqui, ninguém bate continência para a bandeira de outro país”.

O comentário de Motta veio um dia após seu encontro com Lula no Palácio do Planalto, ao lado do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Na ocasião, o presidente chamou ambos de “amigos” e afirmou que sempre ouvirá o Congresso antes de enviar projetos para apreciação. Motta, por sua vez, disse que a Câmara buscará construir uma pauta positiva e reforçou a defesa da independência entre os Poderes.

Com informações da Folha de S.Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/novo-presidente-da-camara-critica-guerra-dos-bones-nao-resolve-os-problemas-do-pais/