
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará por uma ampla reformulação sob o comando de seu novo presidente, Gilberto Waller Júnior, informa o blog da Ana Flor, no portal g1. Waller foi nomeado oficialmente para o cargo, na última quarta-feira (30). A decisão ocorre em meio à crise provocada por fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários, investigadas pela Polícia Federal.
A saída do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi motivada pelas investigações em curso, que apontam um esquema de fraudes envolvendo descontos não autorizados em contracheques de aposentados e pensionistas. O caso gerou desgaste político ao governo e levou o Planalto a buscar uma figura com capacidade de auditar toda a estrutura do INSS.
Entre as missões prioritárias de Waller está a organização da restituição dos valores descontados indevidamente, tarefa que deve ser concluída nos próximos meses. Paralelamente, ele também foi incumbido de realizar uma reestruturação completa do instituto, promovendo um pente-fino em todos os setores, com foco em apurar e coibir irregularidades.
O governo reconhece que há décadas o INSS é vulnerável a fraudes e que o cenário atual exige medidas profundas para restaurar a credibilidade da instituição.
Outro desafio que está no radar da nova gestão é o antigo problema da fila de pedidos de benefícios, que sucessivos governos prometeram eliminar sem sucesso. Embora o governo não tenha fixado um prazo, a meta segue sendo zerar a fila, com foco na agilidade e transparência.
Apesar da autonomia dada a Waller, a atuação da nova gestão será acompanhada de perto por órgãos de controle e setores do próprio governo federal, responsáveis pelas investigações em curso.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/novo-presidente-do-inss-recebe-carta-branca-de-lula-para-trocar-diretores-e-reformular-orgao-apos-escandalo-de-fraudes/