Uma pesquisa do instituto AtlasIntel obteve que 87,6% dos moradores de favelas cariocas e 80,9% dos moradores de favelas ao redor do Brasil aprovam a Operação Contenção. Enquanto isso, apenas 12,1% desaprovam o combate, e 0,3% não sabem. Olhando para as favelas de todo o país, temos aprovação de 80,9% e desaprovação de 19,1%. Nesse recorte, o percentual dos que não sabem ficou em zero.
No quadro geral, olhando para moradores tanto de favelas quanto de fora delas, 55% dos brasileiros e 62% dos cariocas aprovam a Operação Contenção. Enquanto isso, 42,3% dos brasileiros e 34,2% dos cariocas desaprovam a ação contra o Comando Vermelho, ocorrida na última terça-feira (28). Responderam que não sabem 2,5% dos brasileiros e 3,6% dos cariocas.
O levantamento também aponta que tanto a maioria dos cariocas (62,3%) quanto a maioria dos brasileiros (52,5%) acreditam que o nível de violência empregado foi adequado. Em contrapartida, 45,8% dos brasileiros e 34,4% dos cariocas enxergaram excesso na abordagem. Os que não sabem somam 1,6% no Brasil e 3,3% na cidade do Rio de Janeiro. Mas o dado mais alto do levantamento foi dentro das próprias favelas: 89,5% viram nível adequado de violência, contra 10,5% que enxergaram excesso (ninguém respondeu que não sabe).
A Operação Contenção reuniu 2,5 mil agentes de segurança em torno de um objetivo: impedir o avanço do Comando Vermelho em favelas do Rio de Janeiro. O governo do estado do Rio de Janeiro informou que 121 pessoas morreram, incluindo quatro policiais. As autoridades prenderam 113 pessoas.
VEJA TAMBÉM:
- Governadores lançam consórcio para combate ao crime no Rio de Janeiro
- “Ninguém enfrenta fuzil com beijinhos”, diz vice-presidente do PT contrariando partido
Maioria dos entrevistados aprova mais operações como essa
A AtlasIntel também perguntou sobre a possibilidade de realização de mais operações como a Operação Contenção. Como resultado, 55,9% dos brasileiros e 62% dos cariocas apoiam a ideia. Não querem outra operação como a de 28 de outubro 35,3% dos brasileiros e 32% dos cariocas. Responderam que não sabem 8,8% dos brasileiros e 6,1% dos cariocas.
Mas embora os resultados demonstrem convergência de pensamento, há um tópico em que brasileiros e cariocas divergem: para mais da metade dos moradores do Rio de Janeiro (51,7%), o saldo de mais de 120 mortos reflete a melhor forma de combater o crime organizado, enquanto no Brasil inteiro 39,3% enxergam dessa maneira. Já para a maioria dos brasileiros entrevistados (42%), o número reflete uma tentativa de ganho político. No Rio, 37% veem a situação por esse aspecto. Mas há quem veja, na Operação Contenção, ambos os objetivos: eles representam 8,9% dos cariocas e 17,6% dos brasileiros. Não sabem avaliar 2,4% dos moradores do Rio e 1,1% da amostra nacional.
Metodologia
A AtlasIntel entrevistou, por meios digitais, 1.089 pessoas, entre os dias 29 e 30 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/oito-em-cada-dez-moradores-aprovam-operacao-no-rj/
