13 de dezembro de 2024
Onélia Santana, esposa do ministro da Educação, tem nome aprovado
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta sexta-feira (13) a indicação de Onélia Santana, esposa do ministro da Educação Camilo Santana, para o cargo vitalício de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE). Com remuneração mensal de R$ 39.717,69, Onélia recebeu 36 votos favoráveis e 5 contrários no plenário. A vaga foi aberta após o falecimento do conselheiro Alexandre Figueiredo, em junho.

Onélia, secretária estadual de Proteção Social desde 2022, destacou, em sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a importância de sua indicação como mulher em um ambiente político ainda dominado por homens. A aprovação ocorreu por 7 votos a 2 na comissão.

ONG alerta para o risco de aparelhamento político

A nomeação gerou críticas, especialmente da ONG Transparência Internacional Brasil, que alertou para o risco de “aparelhamento político” na Corte, responsável por fiscalizar as contas do governo estadual, aliado de Camilo Santana. Em nota, a ONG afirmou que práticas como essa reforçam o patrimonialismo e comprometem a transparência e integridade dos tribunais de contas.

Por outro lado, deputados como Júlio César Filho (PT), presidente da CCJ, defenderam o currículo e a trajetória de Onélia, argumentando que a escolha foi uma decisão independente do Legislativo estadual.

Onélia é a quinta mulher de ministros do governo Lula a ocupar uma vaga em tribunais de contas no Brasil. Casos semelhantes incluem Rejane Dias, esposa de Wellington Dias (Desenvolvimento Social), e Renata Calheiros, mulher de Renan Filho (Transportes). A nomeação de esposas de figuras políticas para cargos em tribunais de contas tem sido alvo de questionamentos em outros estados, mas permanece uma prática comum.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/onelia-santana-esposa-do-ministro-da-educacao-tem-nome-aprovado-para-vaga-vitalicia-no-tce-do-ceara/