O presidente Lula (PT) classificou a Operação Contenção como “desastrosa”. Com essa fala, a Real Time Big Data foi a campo entrevistar moradores do estado do Rio de Janeiro. Discordam de Lula 74% dos ouvidos pela pesquisa; 26% concordam. A pesquisa foi divulgada pelo portal R7 nesta quarta-feira (5).
A fala de Lula ocorreu em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (4). “O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, afirmou o presidente.
Este é mais um dos levantamentos relacionados à segurança pública no contexto da Operação Contenção. A mobilização dos 2.500 agentes para combater a expansão do Comando Vermelho conta com apoio popular, de acordo com os resultados encontrados pelos institutos.
VEJA TAMBÉM:
- Lula chama operação policial no Rio de “matança” e quer investigação federal
- AtlasIntel: 8 em cada 10 moradores de favelas aprovam operação no RJ
Governo deve abrir investigação paralela?
A pesquisa também aventou a possibilidade de uma investigação paralela do governo federal, para apurar possíveis excessos da força policial. Eis os resultados:
- “Podem investigar, se tiver algo de errado, que se cumpra a lei”: 45%;
- “O governo está querendo proteger bandidos”: 28%;
- “Tem que investigar mesmo, a polícia foi abusiva e com aprovação do governador Cláudio Castro (PL)”: 17%;
- “Não tenho opinião formada”: 10%;
A pergunta ocorre após Lula cogitar publicamente uma apuração federal: “Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança.”
Quem deveria receber algum tipo de ajuda financeira?
O instituto também quis saber quem mereceria algum tipo de auxílio financeiro:
- Apenas as famílias dos policiais mortos: 55%;
- Nenhuma das famílias: 37%;
- As famílias dos suspeitos mortos: 6%;
- Ambas as famílias: 2%;
Os resultados mostram alta rejeição ao pagamento às famílias dos suspeitos. Ao todo, são quatro os policiais mortos, enquanto 117 suspeitos morreram. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criou uma campanha para arrecadar recursos aos familiares dos policiais mortos. A meta inicial era de R$ 400 mil. Nesta terça-feira (4), a arrecadação já superou R$ 1 milhão.
Metodologia
A Real Time Big Data ouviu 1.000 pessoas em 5 de novembro, no estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/operacao-contencao-74-discordam-que-foi-desastrosa/
