4 de novembro de 2025
Operação no RJ matou líder do tráfico na fronteira com
Compartilhe:

A Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro confirmou, nesta terça-feira (4), a morte de Cleiton Souza da Silva durante a Operação Contenção, ocorrida na zona norte da capital fluminense. O nome se junta ao de outros oito amazonenses mortos pela polícia. O criminoso estava foragido.

Cleiton é natural do Amazonas, e foi um dos líderes responsáveis pela expansão nacional do Comando Vermelho. Sua incursão no crime se deu pela facção conhecida como Família do Norte, uma das maiores organizações criminosas do Amazonas.

VEJA TAMBÉM:

  • Esquerda elogia “operação sem tiro disparado” contra CV na Bahia, mas dados mostram contradições
  • CCJ da Câmara vota PL que torna PCC e CV grupos terroristas; veja o que muda

Criminoso traficava drogas na fronteira e lavava dinheiro

Em 2024, a polícia do Rio descobriu um esquema de tráfico e lavagem de dinheiro chefiado por Cleiton. As investigações descobriram pagamentos de quase R$ 200 mil para duas empresas de fachada. Os entorpecentes chegavam ao Brasil pela tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. O criminoso recebia as drogas e operava os pagamentos. A receita obtida com o tráfico passava por diversas contas bancárias, para dificultar o rastreamento, e só então voltava à fronteira no Amazonas.

VEJA TAMBÉM:

  • Moradores sofrem tortura do Comando Vermelho, diz decisão que autorizou operação
  • Lula reverte a lógica do narcotráfico: “traficantes são vítimas dos usuários também”

Polícia investigará outros criminosos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que segue com as investigações para entender todo o funcionamento da organização criminosa. Em outra frente, a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investigará as circunstâncias em que as mortes ocorreram.

Além de Cleiton, outros nove líderes do Comando Vermelho, de quatro estados, foram mortos. Ao todo, 117 civis morreram, 39 de outros oito estados. Do total de mortos, 78 possuíam histórico de crimes graves. A polícia também efetuou 113 prisões e apreendeu mais de 100 armas. Além dos criminosos, quatro policiais também morreram, estes em serviço.

Na esteira do combate à facção, a Polícia Civil da Bahia também fez sua operação, em conjunto com a Polícia Civil do Ceará. Por lá, 400 policiais participaram e 37 pessoas foram presas. A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias, por suspeita de ligação com a organização criminosa.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/operacao-contencao-matou-responsavel-por-trafico-na-fronteira-com-colombia/