
A oposição conseguiu impor uma derrota ao bloco governista no Congresso e emplacou o senador Carlos Viana (Podemos-MG) na presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A eleição ocorreu nesta quarta-feira (20).
Viana superou o senador Omar Aziz (PSD-AM), nome apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A votação terminou em 17 a 14 e precisou ser realizada em cabines, rompendo a tradição de escolha simbólica, diante do impasse entre governistas e oposicionistas.
Disputa pelo comando
A divergência começou quando Alcolumbre indicou Omar Aziz para o posto de presidente. A oposição, que havia articulado a criação da CPI, reagiu e lançou candidatura alternativa. Com a vitória, Carlos Viana não apenas garantiu o controle da comissão, como também rejeitou a indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a relatoria.
Em seu lugar, nomeou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Gaspar ganhou projeção ao relatar a proposta que suspendeu parte da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de envolvimento em tentativa de golpe de Estado.
“Escolhi Alfredo Gaspar pela sua grande experiência curricular. Conversamos bastante sobre o desafio desta CPMI e tenho certeza de que fará um grande trabalho”, afirmou Viana após assumir o cargo.
O que será investigado
A CPMI foi criada em junho e instalada nesta quarta-feira. Seu foco é apurar fraudes e desvios em aposentadorias e outros benefícios previdenciários, que podem somar até R$ 6 bilhões, segundo estimativas iniciais. O relator terá a missão de produzir o documento final do colegiado, que poderá recomendar mudanças legislativas e até mesmo pedidos de indiciamento.
Com a vitória da oposição, o andamento da comissão deve ganhar contornos políticos ainda mais acentuados, em um cenário de disputa direta entre governo e oposicionistas em torno da narrativa sobre o suposto esquema de fraudes no INSS.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/oposicao-derrota-governistas-e-assume-comando-da-cpi-do-inss/