20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deverá rejeitar o pedido da oposição para levar ao plenário da Casa a decisão do Conselho de Ética que absolveu o deputado André Janones (Avante-MG) de acusações sobre um suposto esquema de rachadinha em seu gabinete. Aliados do presidente da Casa avaliam que a competência para decidir sobre o arquivamento cabe ao colegiado responsável, que arquivou o caso.

Mais de 60 parlamentares assinaram um requerimento inédito de recurso para tentar reverter a decisão do Conselho de Ética, que inicialmente acatou o parecer do relator, deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), favorável ao arquivamento do processo de cassação. O placar da votação no conselho foi de 12 a 5 em favor do arquivamento, provocando tumulto após a sessão, quando Janones e parlamentares da oposição se envolveram em uma altercação.

A representação contra Janones foi motivada por acusações de ex-assessores que afirmaram que o deputado exigia parte dos salários de seus funcionários. O caso está sob investigação da Polícia Federal.

No relatório do Conselho de Ética, Boulos argumentou que as acusações se referem a um período anterior ao mandato atual de Janones, iniciado em 2023, o que, segundo ele, foge do escopo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Janones negou as acusações em sua defesa, destacando que abriu mão de seu sigilo bancário e não possui patrimônio significativo.

Com informações de O Globo

O post Oposição que levar caso Janones ao plenário da Câmara, mas Lira não deverá aceitar apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/oposicao-que-levar-caso-janones-ao-plenario-da-camara-mas-lira-nao-devera-aceitar/