22 de julho de 2025
Oposição vai focar em anistia e impeachment de Alexandre de
Compartilhe:

A oposição no Congresso Nacional vai concentrar esforços, no segundo semestre de 2025, na aprovação de uma anistia na Câmara dos Deputados e no impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Senado. A estratégia foi anunciada após uma reunião do Partido Liberal (PL) com parlamentares aliados, em resposta à nova operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Oposição quer anistia e fim do foro privilegiado

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), destacou que a proposta de anistia já tem requerimento de urgência protocolado e será uma das principais bandeiras da oposição no semestre. Outro foco será a PEC 333/2017, que já passou no Senado e propõe a extinção do foro privilegiado para autoridades acusadas de crimes comuns. Atualmente, 60 parlamentares respondem a processos no STF com base nesse benefício.

Além dessas pautas, a oposição estruturou três frentes de atuação:

  • Comunicação: comandada por Gustavo Gayer (PL-GO);
  • Mobilização interna (Câmara e Senado): chefiada por Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
  • Mobilização nacional, voltada à defesa de Bolsonaro e liderada por Zé Trovão (PL-SC) e Rodolfo Nogueira (PL-MS).

Senado mira impeachment de Moraes

No Senado, a prioridade declarada é o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que as decisões do magistrado causaram “perplexidade no mundo todo”. Já o senador Magno Malta (PL-ES) ampliou as críticas, sugerindo que Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, também ministros do STF, podem ser alvos futuros da oposição.

Malta chegou a fazer uma ameaça velada a Moraes:

“Ponha a mão [em Bolsonaro] e tenta a sorte, porque o azar você já tem”, disse o senador.

Recesso contestado

A reunião do PL foi realizada mesmo durante o recesso parlamentar, iniciado em 17 de julho. O partido chegou a apresentar um pedido de cancelamento do recesso devido à operação da PF contra Bolsonaro. O encontro reuniu 54 deputados e dois senadores, e foi classificado por Sóstenes como um “dia histórico”.

Segundo o deputado, a imagem de Bolsonaro com tornozeleira eletrônica e proibido de falar com o filho, Eduardo Bolsonaro, é uma afronta às liberdades democráticas.

“Isso nem na Inquisição existia”, afirmou.

Sóstenes também criticou a decisão de Moraes que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas, chamando a medida de “ordem de censura”. Outro ponto levantado pelo parlamentar foi a recente tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, que ele atribui aos “abusos” do ministro Moraes.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/oposicao-vai-focar-em-anistia-e-impeachment-de-alexandre-de-moraes-no-segundo-semestre/