3 de maio de 2025
Os próximos passos de Freixo no PT; entenda
Compartilhe:

Janaína Lisboa (correspondente em Brasília)

Alguns têm achado estranha a ausência do nome de Marcelo Freixo entre os possíveis candidatos ao Senado, no ano que vem. Liderança sólida da esquerda, correligionário de Lula e dono de votações expressivas, ele seria um nome natural nesta eleição, que contará com duas vagas à Casa Alta do Congresso. Ocorre que Freixo já avisou à Executiva nacional do partido que pretende se candidatar à Câmara dos Deputados, onde o projeto é mais seguro. Pesa nesta conta, o fato de ter sido derrotado no primeiro turno, nas eleições de 2022 e ter ficado sem cargo eletivo.

O PT não deixou Freixo “na mão”, como se diz no popular, e ele foi indicado para a presidência da Embratur. Apesar disso, há a avaliação de que é necessário ter a segurança de um cargo e, por isso, ele deve tentar voltar a ser deputado. Outro fator que pesa é o favoritismo de Benedita da Silva para ser o nome do PT ao Senado. Ex-governadora e petista histórica, Benedita tem a confiança do presidente e reúne predicados suficientes para se cacifar ao posto: mulher negra e evangélica, ela é vista como um nome crível.

Por ser evangélica, Benedita ainda poderia reforçar o palanque de Eduardo Paes ao governo, quando o hoje prefeito do Rio precisará reunir forças no segmento religioso, um dos principais filões do bolsonarismo. Já se sabe, por exemplo, que Flávio Bolsonaro tentará a reeleição para o Senado, enquanto Cláudio Castro tentará fazer um sucessor no governo do Rio.

Benedita já ouviu de Lula que a decisão só depende dela e se mostrou disposta a encarar o desafio. Em 2026, ela terá 84 anos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/os-proximos-passos-de-freixo-no-pt-entenda/