24 de novembro de 2024
Pablo Marçal conquista mais votos entre homens, evangélicos e eleitores
Compartilhe:

A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (22), indica que Pablo Marçal (PRTB) cresceu 7% na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O empresário e ex-coach subiu de 14% para 21% nas intenções de voto, colocando-o numericamente atrás apenas do deputado Guilherme Boulos (Psol), que lidera com 23%.

O recorte da pesquisa pelo voto nas eleições traz algumas pistas sobre os motivos da variação. Em meio à estratégia de apostar em um discurso mais radical e em ataques agressivos a rivais, principalmente contra Boulos, o ex-coach conseguiu atrair uma fatia maior do eleitorado de Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro apoia o candidato à reeleição, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que agora aparece numericamente em terceiro, com 19% dos votos, e chegou a indicar o vice na chapa do emedebista, o coronel Ricardo Mello Araújo (PL).

Atualmente, Marçal lidera entre os eleitores que preferem Bolsonaro, com 44%, em comparação com 30% para o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que está numericamente em terceiro lugar com 19% das intenções de voto.

A pesquisa revela que Marçal teve um crescimento notável também entre os evangélicos, aumentando sua votação de 18% para 30%, enquanto Nunes caiu de 38% para 23% nesse segmento. Além disso, Marçal agora lidera entre os eleitores masculinos e entre aqueles que apoiam o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 41% de intenções de voto, contra 28% para Nunes.

Outro fator que pode explicar o crescimento de Marçal é o aumento de sua visibilidade. O percentual de eleitores que conhecem Marçal subiu de 62% para 67% durante o período da pesquisa, refletindo sua presença em debates e sua forte atuação nas redes sociais.

Apesar do elogio inicial de Bolsonaro a Marçal, o ex-presidente e seus filhos mudaram o tom e reforçaram o apoio a Nunes. A mudança de posição de Bolsonaro, aliada ao aumento na popularidade de Marçal, sugere que o cenário eleitoral está em constante evolução, com Marçal aproveitando a identificação com o bolsonarismo e sua crescente visibilidade para ganhar apoio.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pablo-marcal-conquista-mais-votos-entre-homens-evangelicos-e-eleitores-de-tarcisio-e-de-bolsonaro/