O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou a importância de o governo consolidar sua base tanto na Câmara quanto no Senado, ao analisar a atuação da base e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sessão do Congresso nesta segunda-feira.
Durante o evento, os parlamentares derrubaram o veto presidencial às restrições de saída de presos, mantendo a decisão. Pacheco, no entanto, enfatizou que, em sua visão, essa votação não representa um enfraquecimento do governo.
– Não vejo nada de extraordinário no que ocorreu nessa sessão do Congresso Nacional. Contudo, é crucial tanto para a oposição se organizar – o que é fundamental para a democracia – quanto para o governo se organizar da melhor maneira possível com sua base de apoio na Câmara dos Deputados e no Senado Federal”, afirmou Pacheco.
Além da questão das “saidinhas”, o Congresso também manteve o veto que dificulta a punição por disseminação de fake news de cunho eleitoral, medida que foi estabelecida ainda durante o mandato de Jair Bolsonaro.
Assim como em outras ocasiões em que o interesse do Palácio do Planalto esteve em jogo, a vontade de Lula foi contrariada, com parlamentares de partidos que integram a base governista impulsionando o resultado. No caso das “saidinhas”, 314 deputados votaram pela derrubada do veto, enquanto 126 optaram por mantê-lo. Metade dos votos favoráveis à anulação do veto veio de partidos aliados ao PT. Já no Senado, o placar foi de 52 votos contra o veto e 11 a favor.
— Nessa sessão do Congresso Nacional acabou que a oposição angariou mais maioria em relação a determinados temas e acabou saindo vitoriosa nessas discussões, mas a cada sessão tem uma realidade, a cada tema há uma realidade, isso não necessariamente demonstra um enfraquecimento do governo, o que pode haver é um enfraquecimento da tese debatida sobre aquele veto — disse o presidente do Congresso.
Com informações do Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pacheco-encara-votacoes-como-normais-mas-defende-que-governo-consolide-base-de-apoio-cada-tema-tem-uma-realidade/