
Durante evento no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, nesta quinta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um duro pronunciamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), exigindo que ele enfrente as consequências pelas ações relacionadas à tentativa de golpe após as eleições de 2022.
“Fez as merdas que fez, pague pelas merdas que fez e respeite os brasileiros”, declarou Lula, sob aplausos, ao criticar a conduta do ex-chefe do Executivo. O presidente ainda condenou a suposta articulação de Bolsonaro, por meio do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra instituições brasileiras.
Lula também criticou a decisão de Bolsonaro de deixar o país antes da posse presidencial em janeiro de 2023. “Fugiu como um rato para não me dar a faixa”, afirmou. “É uma vergonha. É uma falta de caráter, falta de coragem.”
Presidente Lula para Bolsonaro: Fugiu como um rato para não passar a faixa, mandou o filho para os EUA atacar o Brasil e agora está chorando para não ser preso. PAGUE PELAS MERDAS QUE FEZ” pic.twitter.com/sE5h0eyYgj
— Malu (@mariarita4141) July 24, 2025
Lula relembra prisão e compara posturas
O presidente aproveitou o momento para comparar sua trajetória à de Bolsonaro, relembrando o período em que ficou preso por 580 dias em Curitiba após condenações na Lava Jato, mais tarde anuladas pelo Supremo Tribunal Federal.
“Quando inventaram as mazelas contra mim, quando inventaram as mentiras contra mim, massacraram não a mim, mas muita gente nesse país”, disse. “Tinha gente que falava: ‘Lula, vai para o exterior, para uma embaixada’. E eu dizia: ‘um cara que não morreu de fome até os cinco anos de idade e sobreviveu, não vai correr não. Vou provar minha inocência’.”
Contexto de investigações e embates políticos
As declarações de Lula ocorrem em meio ao avanço das investigações contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, que incluem acusações de envolvimento em tentativa de golpe, desvio de joias da Presidência, uso irregular da Abin e falsificação de cartão de vacinação.
Ao exigir publicamente que o ex-presidente responda por seus atos, Lula adota uma postura combativa que amplia o tom político do embate entre os dois principais polos do cenário nacional.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pague-pelas-merdas-que-fez-lula-diz-que-bolsonaro-deve-assumir-consequencias-por-tentar-golpe/