
O estado do Paraná confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte causada por intoxicação por metanol. A vítima é um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), ele deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade na terça-feira (14) com dor abdominal, após ingerir bebida alcoólica no dia anterior. O homem possuía doenças crônicas e comorbidades e morreu ainda na unidade de saúde. Exames laboratoriais confirmaram a presença de metanol no organismo da vítima.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
As autoridades locais investigam outro possível caso: um homem de 47 anos, encontrado morto em sua casa, também em Foz do Iguaçu. A suspeita é que possa ter relação com a primeira morte.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o Paraná registrou 21 notificações de intoxicação por metanol até o momento. A Sesa confirmou cinco casos – incluindo a morte – e descartaram 14. Outros dois permanecem como suspeitos: uma mulher de 49 anos, internada em Curitiba em estado estável, e outro paciente em Foz do Iguaçu. Dois pacientes também seguem internados em Curitiba: uma mulher de 14 está em estado grave, mas estável, e um homem de 60 anos, que apresenta melhora.
Paraná recebeu ampolas de etanol farmacêutico
O Paraná recebeu na última sexta-feira (17) 424 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto para intoxicação por metanol. A Sesa informou que armazenou o medicamento no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e que irá distribuí-lo ainda nesta semana para as quatro Macrorregionais de Saúde e para Curitiba, com outras 180 ampolas enviadas pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria disse que enviou, no dia 10 de outubro, 84 doses de fomepizol para as Macrorregionais e para a capital. Até o momento, quatro pacientes do estado receberam antídotos.
VEJA TAMBÉM:
-
Operação da PF mira empresas de bebidas alcoólicas em 22 cidades de 5 estados
Brasil tem nove mortes por intoxicação por metanol
O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira (20) o balanço de intoxicações por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, as autoridades registraram 104 notificações, das quais 47 são casos confirmados, 57 estão em investigação e 578 foram descartadas.
São Paulo é o estado mais afetado, com 38 casos confirmados, 19 em investigação e 408 notificações descartadas. Casos confirmados também foram registrados em Paraná (5), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1).
O número de mortes confirmadas chega a nove. Foram seis em São Paulo, dois em Pernambuco e um no Paraná. As autoridades investigam outros sete casos e descartaram 27 notificações de mortes.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/parana-registra-primeira-morte-por-intoxicacao-por-metanol/