
A 16ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), que ocorre entre os dias 22 e 27 de junho, já registra um número recorde de inscrições. Com 669 alunos, o programa superou o número de participantes de 2024 em 293 jovens. O projeto, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, é voltado para adolescentes de 14 a 17 anos, matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio em escolas públicas.
Este ano, o programa também se destaca pela significativa participação feminina. Cerca de 58% dos estudantes inscritos são meninas, que buscam se tornar deputadas estaduais juvenis e vivenciar a experiência de um mandato. A iniciativa oferece uma oportunidade única para que cada cidade do estado tenha um representante, que irá, por uma semana, acompanhar a rotina de um parlamentar da Alerj.
O processo de seleção foi concluído na quinta-feira (24/4) com a eleição dos estudantes. A próxima etapa será a capacitação educacional dos eleitos, com foco no exercício do trabalho parlamentar. Durante o programa, os projetos de lei apresentados pelos jovens podem tramitar na Alerj e, em alguns casos, se tornar leis oficiais.
O coordenador do PJ, deputado Danniel Librelon (REP), comemorou os números recordes e ressaltou a importância da iniciativa para o engajamento dos jovens na política.
“É a prova de que nossos jovens estão atentos, engajados e acreditando que a política pode e deve ser um instrumento de transformação para a população fluminense. Esta é a força da juventude, que não pede licença para sonhar: ela chega, participa, propõe e transforma”, destacou.
A capacitação dos participantes ocorre em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), e abrange temas como língua portuguesa, gestão orçamentária, ética no serviço público e técnicas legislativas. Essas aulas auxiliam os jovens na elaboração de seus projetos e os preparam para os desafios da função parlamentar.
A capacitação presencial ocorrerá entre os dias 28 de abril e 16 de maio. Já a semana parlamentar, que é o ponto alto do programa, acontecerá em junho, e permitirá que os estudantes conheçam a sede da Alerj, elejam a Mesa Diretora, formem comissões temáticas e apresentem seus próprios projetos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/parlamento-juvenil-bate-recorde-de-inscricoes-e-destaca-participacao-feminina/