O PCdoB anunciou oficialmente neste domingo a saída de Manuela D’Ávila, que encerra uma trajetória de 25 anos no partido. Em nota divulgada nas redes sociais, o partido declarou que a decisão foi tomada pela ex-deputada federal após “um diálogo persistente e respeitoso”, com tentativas de evitar sua saída. Em um debate no mês passado, Manuela já havia sinalizado sua insatisfação com o atual cenário partidário, dizendo que se considera uma “mulher sem partido” devido à “falta de opção”.
O comunicado do PCdoB destacou a trajetória política de Manuela, que, além de vereadora e deputada federal e estadual pelo partido, foi candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018. A legenda lamentou a saída, afirmando que Manuela poderia desempenhar um papel importante na “reconstrução do país”, mas reiterou que respeita sua decisão.
Em sua declaração no debate do ICL Notícias, Manuela afirmou que não saiu do partido por vontade própria, mas pela falta de um caminho claro a seguir. “Depois de 25 anos num único partido, eu não sou uma mulher sem partido por opção, eu sou por falta de opção”, disse. Ela também expressou insatisfação com a resistência dentro da esquerda em discutir alternativas, mencionando que, ao propor novas estratégias, é frequentemente acusada de “ajudar Bolsonaro”.
Em sua fala, Manuela criticou a postura da esquerda ao enfrentar a “crise de institucionalidade” e questionou o papel que o campo progressista tem assumido ao defender uma institucionalidade que, segundo ela, deveria ser objeto de enfrentamento.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pcdob-anuncia-saida-de-manuela-davila-apos-25-anos-de-filiacao/