![Pé na estrada: Lula e Janja intensificam viagens pelo Brasil](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Pe-na-estrada-Lula-e-Janja-intensificam-viagens-pelo-Brasil.avif.avif)
Diante da queda de popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou, nesta quinta-feira (6), uma série de viagens pelo Brasil para impulsionar programas do governo. A primeira parada foi no Rio de Janeiro, onde, ao lado dos ministros Nísia Trindade (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil), ele participou da reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, fechada desde 2020.
A ofensiva de Lula, que será dividida com a primeira-dama Janja e outros ministros, ocorre após levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta segunda-feira (3), apontar que, embora o presidente vença todos os possíveis adversários em uma eventual disputa eleitoral em 2026, sua rejeição permanece alta. Segundo a pesquisa, 49% dos entrevistados afirmaram que não votariam no petista de forma alguma.
O levantamento também indica que, no fim de janeiro, pela primeira vez desde o início do governo, a desaprovação de Lula (49%) superou a aprovação (47%). Os números acenderam um alerta no Palácio do Planalto, que busca estratégias para reverter a queda na popularidade do presidente.
Janja divulgou vídeos dizendo que também botará o pé na estrada para divulgas as ações de governo: “Vocês vão me ver andar pelo Brasil com vários ministros. A gente vai mostrar um pouquinho dos resultados dos programas e das políticas sociais do governo do presidente Lula”, disse a primeira-dama, ao lado do titular de Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Regiões Nordeste e Norte na agenda
Na sexta (7), Lula segue para a Bahia, onde estará em Paramirim para anunciar ações de segurança hídrica no programa “Água Para Todos – Bahia”. A região, historicamente petista, tem registrado queda no apoio ao presidente. Acompanhado de ministros como Sidônio Palmeira (Comunicação) e Jader Filho (Cidades), ele tentará reverter essa tendência.
Na próxima semana, Lula visitará Belém (PA) e Macapá (AP). No Pará, lançará ações ligadas à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP-30) e ao Minha Casa, Minha Vida. Já no Amapá, no dia 13, entregará títulos de regularização fundiária a assentados.
O presidente também planeja uma viagem ao Rio Grande do Sul, onde visitará o Polo Naval de Rio Grande, e retornará ao Rio de Janeiro no dia 22 para um ato em comemoração aos 45 anos do PT.
Além de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin intensificará viagens para promover a política industrial do governo, enquanto Janja da Silva articulará eventos em parceria com ministérios. No núcleo do governo, a expectativa é de que o presidente cumpra até duas viagens por semana para fortalecer sua imagem e reforçar o cumprimento de promessas de campanha.
Com informações do Estado de S.Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pe-na-estrada-lula-e-janja-intensificam-viagens-pelo-brasil-para-reverter-queda-de-popularidade/