O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne neste terça-feira (27) com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), no Palácio do Planalto, para tratar do imbróglio envolvendo o leilão do um terreno, na região do Gasômetro, que foi arrematado pelo Flamengo para a construção do estádio.
A reunião também conta com as presenças do deputado federal e vice-líder do governo na Câmara Pedro Paulo (PSD-RJ), que esteve no leilão, que ocorreu em 31 de agosto.
A Caixa Econômica Federal, administradora do fundo privado que era dono do terreno, tentou por duas vezes sem sucesso anular o decreto do prefeito Eduardo Paes que desapropriou a área.
O encontro, convocado pelo presidente Lula, também contará com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, além do Advogado-Geral da União, Jorge Messias.
O governo federal tenta uma saída pacífica para que o Flamengo possa negociar a compra do terreno com a Caixa. No leilão, o clube arrematou o terreno por R$ 138,1 milhões.
O banco público ingressou com uma ação na Justiça para anular o leilão, com o argumento de que o pregão teve o objetivo de favorecer o Flamengo, o único a apresentar proposta. O clube arrematou o terreno por um valor abaixo do que a Caixa havia pedido, que era algo próximo dos R$ 250 milhões.
Antes do leilão, a Prefeitura do Rio havia realizado a desapropriação do terreno. A Caixa, administradora do fundo privado que era dono do terreno, tentou por duas vezes sem sucesso anular o decreto do prefeito Eduardo Paes que desapropriou a área.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pedro-paulo-acompanha-paes-em-agenda-com-lula-no-planalto/