20 de agosto de 2025
Perícia contratada por defesa de Zambelli aponta doenças psiquiátricas e
Compartilhe:

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresenta “adoecimentos psiquiátricos e neurológicos graves” e necessita de “suporte multidisciplinar contínuo”, segundo um laudo pericial contratado por sua defesa. As informações foram reveladas por Lauro Jardim, em O Globo.

A parlamentar está presa na Itália. Ela fugiu do Brasil após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e teve a prisão cautelar mantida pela Justiça italiana, que rejeitou o pedido de prisão domiciliar enquanto aguarda uma possível extradição.

Laudo diz que Zambelli precisa de acompanhamento constante

O parecer médico, coordenado pelo psiquiatra forense Hewdy Lobo, descreve um quadro clínico complexo. Segundo os peritos, Zambelli apresenta histórico de depressão grave de difícil controle, transtornos impulsivos associados a risco de suicídio, fibromialgia e dores generalizadas.

O laudo também registra que a deputada é portadora da síndrome de Ehlers-Danlos, condição que provoca fragilidade nos tecidos e articulações, e requer acompanhamento para prevenir quedas e desarticulações.

Defesa alega que, na prisão, pode não haver tratamento adequado

Além disso, o documento aponta que Zambelli sofre da síndrome do intestino irritável, cujo tratamento depende de dieta restritiva, e passou por intervenção cardiológica recente, utilizando medicação contínua para controlar a pressão arterial e o ritmo cardíaco. A interrupção do tratamento, alertam os peritos, poderia gerar intercorrências graves.

Outro ponto destacado é a dificuldade de acesso a cuidados médicos adequados dentro do presídio, como a oferta de alimentação sem glúten, o monitoramento de uma cirurgia para retirada de tumor cerebral e o fornecimento seguro de remédios controlados.

O trabalho pericial deverá ser traduzido oficialmente e encaminhado às autoridades italianas para ser incorporado ao processo.

Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por sua participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. De acordo com as investigações, a parlamentar foi a autora intelectual da emissão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pericia-contratada-por-defesa-de-zambelli-aponta-doencas-psiquiatricas-e-risco-de-suicidio/